Gestão de indústria
A maior dificuldade dos gestores de indústrias em sair da gestão com papéis e planilhas é não saber como eliminá-los e não perceber o quanto de tempo e o quanto de erros acontecem por causa deles.
Você e os colaboradores no chão de fábrica levam tempo para criar planilhas, para preencher papéis e planilhas, criar relatórios, analisar relatórios…
Além de gastarem tempo, ainda existem erros que acontecem em cada etapa. Erros de preenchimento, erros de leitura, erros na análise dos dados.
Um sistema ERP vai resolver muitos desses problemas. Mas o ERP não elimina todos os papéis e planilhas, pois você ainda não vai ter os dados de forma integrada, em tempo real e em uma única tela com a possibilidade ainda de automatização de processos.
É aí que entra o sistema MES. Com ele, você vai poder planejar a demanda prevista, levando em consideração os recursos disponíveis, como mão de obra, máquinas e materiais.
Você consegue também agendar e sequenciar as operações de produção para maximizar a eficiência e minimizar os tempos de espera.
É possível também monitorar os níveis de estoque de matérias-primas, produtos semi-acabados e produtos acabados, ajudando a evitar falta de materiais ou excesso de estoque.
Além de poder acompanhar a produção com maior efetividade. Você consegue rastrear o progresso das ordens de produção em tempo real, ajudando a identificar e resolver problemas rapidamente.
Sem contar a capacidade do Sistema MES de gerar relatórios e proporcionar análises detalhadas sobre o desempenho da produção.
Para isso, desenvolvemos o Solver, sistema MES integrado ao ERP da TOTVS, para que você possa otimizar seus processos, reduzir os erros e facilitar a tomada de decisões.